Aveia é um cereal que possui vários benefícios, entre eles está a saúde cardiovascular.

 

Por ser rica em fibras solúveis (betaglucanas), auxilia na redução do colesterol.

Essas fibras em contato com a água formam uma espécie de gel no nosso intestino dificultando a reabsorção de sais biliares, e também da glicose, eliminando-os pelas fezes. Dessa forma, o fígado precisará utilizar o colesterol circulante no sangue para formar mais sais biliares compensando a perda intestinal do mesmo através das fezes.

Com isso, diminuímos a chance de formar placas de ateroma prevenindo doenças cardiovasculares, infarto ou derrame.

 

Quanto à glicose, essas fibras reduzem a velocidade de absorção da mesma regularizando os níveis sanguíneos de glicose e insulina. Portanto, a aveia é super indicada para os diabéticos.

 

Essas fibras solúveis também aumentam o bolo fecal facilitando a evacuação.

 

Além das fibras solúveis, encontramos as insolúveis que também auxiliam no combate a “prisão de ventre” bem como ajudam a dar saciedade, ou seja, ótima para o processo de emagrecimento.

 

Os benefícios da aveia não param por aí!

 

Ela contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina que proporciona relaxamento e bem-estar importante no tratamento da depressão. A aveia também ajuda na saúde mental por possuir vitaminas do complexo B, zinco, selênio e antioxidantes.

 

Importante lembrar que o consumo de fibras contida no farelo e flocos precisa vir acompanhado da ingestão de água para que tenha os benefícios e evite constipação.

Além disso, a quantidade desse cereal precisa ser calculada para cada indivíduo segundo suas necessidades, pois o consumo abusivo pode causar excesso de gases.