Quer começar a emagrecer de forma eficiente?

Então, leia esse texto.

 

Quando queremos emagrecer, esquecemos o tempo levou para engordar. Somos imediatistas! Desejamos que tudo aconteça rápido, de preferência, imediatamente. Esse nosso “ponto fraco” nos leva a escolher sem pensar, seguir dietas muito restritivas e a nos iludir com falsas promessas de pseudossábios e indústrias que lucram muito às custas de uma ilusão.

 

O processo de emagrecimento começa pela nossa mente. Isso mesmo! Emagreça sua mente! Somos bombardeados a todo o momento com promessas milagrosas nas redes sociais, mas vamos pensar: Será que REALMENTE dá resultado?

Malhando os neurônios podemos chegar ao seguinte raciocínio: surgem dietas “milagrosas” todos os dias, então se alguma delas oferecesse resultado positivo não precisaria surgir outra a cada momento, logo NÃO EMAGRECEM.

Isso acontece porque a mudança não está somente no que se mastiga, mas também no que te move a fazer tal escolha.

Por que sentimos o impulso de comer doces ou aquela friturinha?

Primeiramente, precisamos entender as causas. Elas podem ser várias e simultâneas, como: ansiedade, estresse, maus hábitos, desequilíbrios metabólicos, etc.

Segundo passo, seria escolher o que eu verdadeiramente quero, ou seja, emagrecer ou satisfazer o desejo momentâneo de consumir as calorias vazias.

Faça o teste: quando sentir uma vontade louca de comer um doce, pare e pense se este consumo é mais forte do que o desejo de emagrecer.

Não quer dizer que nunca irá comer algo calórico, e sim não fazer disso uma rotina. Escolha o momento para esse prazer e delicie-se sem culpa!

 

Outro ponto importante é se atentar para as dietas muito restritivas (por exemplo: retirar carboidratos, comer só frutas, tomar somente sopas,etc.). Cuidado! Restrição exacerbada poderá levar a carências nutricionais e a vários distúrbios alimentares (anorexia, bulimia, compulsões). Logicamente, existem dietas restritivas necessárias para o controle de algumas doenças, porém não estamos falando desse público no momento. Há também a possibilidade de seguir alguma estratégia alimentar mais restrita por um CURTO período de tempo, importante para que algumas pessoas possam começar a ter os resultados esperados, e depois prosseguir com uma alimentação equilibrada. Afinal, ninguém consegue ser feliz só tomando shake ou com outra limitação, certo?

Alimentação precisa ser prazerosa para ter a nossa adesão ser interiorizada no dia a dia.

Além disso, alimentos termogênicos, diuréticos e laxativos não fazem “milagre” sozinho. Priorize uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos.

 

Por fim, não se deixem levar por pseudossábios. O nutricionista é o profissional habilitado e melhor capacitado para construir essa caminhada rumo ao emagrecimento. Não se deixem enganar pela indústria do emagrecimento. Lembrem-se: não existe um único alimento ou composto capaz de promover perda de peso sozinho.

 

Você merece o melhor! Não seja escravo de si mesmo!