Você sabe que existe muita informação circulando pela internet afirmando que certos alimentos teriam poderes “milagrosos” quando se fala em queima de gordura.

Por isso, minha missão como nutricionista tem sido esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre os alimentos baseado em evidências científicas. A partir de agora, você saberá o que funciona de verdade e o que pode colocar a sua saúde em risco quando o assunto é emagrecimento.

 

O poder dos termogênicos

São considerados termogênicos os alimentos que possuem substâncias (como a cafeína presente no café ou a capsaicina encontrada na pimenta vermelha) que são capazes de acelerar o metabolismo aumentando a temperatura corporal por liberação de calor auxiliando assim, o processo de emagrecimento.

Na lista dos termogênicos também encontramos: o gengibre, cacau, guaraná, mate, canela, laranja amarga, chá verde, entre outros que de fato poderão te ajudar a vencer a luta contra a balança.

Existem ainda outros alimentos que levam a fama de emagrecedores, são eles: o limão, óleo de coco, água gelada, hibiscus. Porém, fique atento! Eles NÃO são termogênicos. Não caia nessa furada!

Os termogênicos são a solução?

Infelizmente, o processo não é tão simples assim. Alguns alimentos podem acelerar um pouco o seu metabolismo, mas isso não quer dizer que irão exterminar com alguns quilinhos extras. Estudos comprovam que o consumo de termogênicos eleva o gasto energético em até 5%. No entanto, um percentual tão baixo como esse não pode ser considerado tão relevante para fazer a diferença na balança.

Como funciona na prática?

A redução da gordura corporal passa por um processo de deslocamento do lipídio do interior da célula em direção à corrente sanguínea e a utilização dele para formar energia. Dessa forma, poderíamos dizer que houve queima de gordura. Ou seja, precisamos de alguma substância capaz de retirar a gordura de dentro da célula e de usá-la como fonte de energia para que a mágica aconteça.

Para isso, precisamos estar em déficit calórico, ou seja: você precisará gastar mais energia do que consumir. Alcançamos esse objetivo melhorando a qualidade da nossa alimentação. Para obter sucesso nessa tarefa, converse com seu nutricionista. Ele vai oferecer um plano alimentar feito sob medida para você além de esclarecer o que é fato ou fake quando o assunto é alimentação.

Comece uma atividade física com a liberação de seu médico e a orientação de um educador físico. Desta forma seu défict calórico será acelerado e você irá sentir os resultados já nas primeira semanas.

Usar alimentos termogênicos seria a cereja do bolo! Porém, para ter uma redução de gordura corporal considerável, precisamos ir além. Aposte suas fichas em uma alimentação equilibrada e calculada para conquistar o melhor resultado em redução de gordura corporal.

Alerta!

Nem todo mundo pode consumir todos os tipos de alimentos. Cada pessoa precisa ser avaliada por um profissional especializado que deverá levar em conta seu histórico de saúde. Grávidas, hipertensos, mulheres que estão amamentando, pessoas que tem distúrbios do sono ou sofrem com doenças do sistema digestivo NÃO podem em hipótese alguma consumir os alimentos termogênicos. Para essas pessoas, eles são prejudiciais.