A todo o momento vemos na mídia vários “seguidores” da tapioca que afirmam terem perdido alguns quilinhos com o uso da mesma no lugar do vilão pão francês. Mas afinal, o uso da tapioca realmente emagrece? É saudável a troca do pão feito com farinha de trigo pela famosa tapioca?

A resposta é: DEPENDE. Depende da finalidade desse uso.

Caso você tenha doença celíaca, a retirada do pão feito com farinha de trigo será necessária, pois essa doença é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. O glúten é uma proteína presente nos alimentos que contenham trigo, centeio, cevada, aveia e malte em sua composição.

Há também pessoas que possuem intolerância ao glúten, porém não são portadoras da doença celíaca. Para essas pessoas o consumo do glúten pode desencadear alguns sintomas como diarréia e gases. Esse quadro pode aparecer em qualquer um e em qualquer fase da vida, mas ainda não está claro o motivo pelo qual ele aparece. Caso haja suspeita de intolerância ao glúten, procure um médico. Vale a tentativa de retirar o glúten, com o auxílio de uma nutricionista para montar a dieta e verificar se houve melhora dos sintomas.

Quanto ao dito que a retirada do glúten da alimentação provoca emagrecimento não há evidências científicas. Mesmo porque a tapioca é calórica. Isso mesmo! Dependendo da quantidade consumida podemos engordar! Segundo as tabelas de composição de alimentos, a unidade do pão francês tem em torno de 132 kcal e a cada 02 colheres de sopa da tapioca oferece cerca de 65 kcal, ou seja, para trocarmos o pãozinho de cada dia pela tapioca não podemos ultrapassar 4 colheres de sopa dessa última diariamente.

Nem mesmo o argumento que a dieta sem glúten “desincha” o corpo foi comprovado, a não ser que você tenha uma intolerância ao glúten que realmente pode provocar gases.

O que faz a dieta sem glúten emagrecer é o fato de que muitos alimentos que o contém também estão repletos de carboidratos, gorduras e açúcares (pizza, biscoitos, produtos de pastelaria, salgadinhos, bolos, etc.). Então retirar o glúten pode forçar ao consumo de alimentos mais naturais e isso sim emagrece! Embora muitos produtos industrializados sem glúten sejam mais calóricos… fiquem atentos aos rótulos!

Sendo assim, podemos concluir que o verdadeiro emagrecedor é a mudança de hábitos nocivos pelos saudáveis e se no seu caso for mais fácil retirar o glúten, fique à vontade! O importante é não propagarmos a ideia que a dieta glúten-free emagrece por si só.

Além disso, tapioca é uma delícia e pode ser saudável se utilizada na quantidade certa e não exagerar na escolha do recheio. Procure ingredientes mais saudáveis como queijos magros (minas, ricota, cottage, cream-cheese light), saladas e peito de frango ou peru. Vale também adicionar fibras na sua tapioca como, por exemplo, a farinha de linhaça ou chia que irá reduzir o índice glicêmico da tapioca, provocar mais saciedade e oferecer as propriedades funcionais dessas fibras.

Conclusão: apoio a tapioca, desde que na quantidade certa e com recheios magrinhos.