Eis a questão.

 

Sempre que iniciamos uma atividade física ouvimos frases do tipo: “Você precisa tomar o suplemento X!”, “Tome esse suplemento que terá mais resultados”

 

Quando na verdade deveríamos ouvir: “Será que REALMENTE preciso de suplemento?”

 

O que fazer?

 

Na dúvida, procurem um nutricionista. Ele é o profissional habilitado e capacitado para solucionar essa questão.

 

A suplementação não pode ser feita sem auxílio. Cuide da sua saúde!

Geralmente ela não é necessária. Principalmente se você começou a frequentar a academia agora. O seu corpo precisará somente de uma alimentação equilibrada nesse inicio. O exercício será o estímulo eficaz para a mudança.

 

E mesmo que você frequente a academia há algum tempo não necessariamente precisará de suplemento. Isto depende dos seus objetivos e da sua individualidade.

Também é possível usar a própria alimentação no lugar da suplementação. O nutricionista irá calcular sua necessidade e convertê-la em consumo alimentar.

 

Para se ter uma idéia, uma medida de Whey Protein possui cerca de 26 a 28g de proteína, enquanto que 1 file de peito de frango com 170g tem 37,4g de proteína. (Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras)

 

Claro que no peito de frango encontramos certa quantidade de gordura que o suplemento não contém, mas também temos vitaminas e minerais.

 

Outro ponto a ser levantado é a idade do consumidor. Cada vez mais observamos adolescentes utilizando suplementos sem orientação devida e isso pode ser um risco.

Vamos pensar… será que um adolescente com toda a sua ebulição hormonal precisa de suplementação para fazer hipertrofia muscular? Será que esse suplemento não trará maleficios?

Vamos ponderar MUITO bem esse consumo que está cada vez mais desenfreado!

Muitos suplementos não foram pensados para esse público mais jovem e, além disso, muitos deles podem conter quantidade excessiva de sódio. Por isso, atenção aos rótulos!

 

Quando devo usar suplementos?

 

Essa resposta depende de uma avaliação da necessidade e da rotina de cada indivíduo.

Por exemplo, a suplementação será benéfica em situações de carências nutricionais, mas para tal avaliação será necessário passar por um profissional habilitado.

 

Ela também pode ser usada em atletas, dependendo da modalidade de esporte praticado. O nutricionista especializado em esportes poderá avaliar melhor.

 

Enfim, cada caso é um caso. A alimentação ou suplementação do seu amigo não será a mesma que a sua, porque vocês são pessoas diferentes com necessidades distintas.

Somos únicos e a nossa alimentação e/ou suplementação também deve ser individualizada.

Até a próxima!