Se você quer se alimentar melhor e não sabe por onde começar confira abaixo alguma dicas que irão te guiar nesse processo:
- Elabore um cardápio semanal: pense nas refeições que serão consumidas por você e/ou família. Anote em um papel. Faça a escolha dos pratos levando em consideração o tempo disponível que terá para prepara-los.
- Escreva sua lista de compras e escolha o dia de comprar.
- Escolha um dia da semana para adiantar alguns preparos. Faça uma rotina. Deixe o feijão ou qualquer leguminosa pronto e congele em potes para a semana. Faça o mesmo com o arroz, carne moída ou ensopada, peixe cozido, frango ensopado e sopas. Pode também, deixar filés de frango congelados crus no tempero ou molho que serão preparados (exemplo: molho de mostarda, marinar com manjericão e limão, etc). Prepare os grelhados fazer no dia que comer.
- Deixe as folhas da salada limpas na geladeira. Seque bem essas hortaliças para que tenham um maior tempo de geladeira. Pode guardar em potes ou sacos de alimentos com papel toalha dentro para absorver a umidade.
- Congele legumes pré-cozidos. Existe uma técnica chamada branqueamento que conserva os nutrientes. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro. Espere 2 minutos e retire os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada com gelo e aguarde por mais 2 minutos ou até que os alimentos estejam completamente gelados. Escorra a água e separe os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer. É importante que os alimentos sejam identificados com etiquetas contendo a data de congelamento. Pode descongelar direto na panela que for fazer o refogado.
- Invista em alguns pratos únicos como a salada de pote, por exemplo.
- Terceirize! Caso sua rotina seja muito corrida para preparar as refeições. Existem opções de congelados saudáveis sem aditivos químicos.
Procure o seu nutricionista para te orientar melhor.