Afinal, vinho faz bem a saúde?
A resposta é: Depende!
Depende do tipo de vinho, da quantidade ingerida e para quem será destinado.
TIPO:
Não sou nenhuma sommelier no assunto, mas estudos científicos apontam que o vinho tinto seco apresenta várias propriedades benéficas. Enquanto que o vinho suave não é tão bem-vindo devido ao seu elevado valor calórico. Durante a fabricação do vinho seco ocorre uma fermentação até que as leveduras consumam todo o açúcar da uva, já o suave há uma interrupção da fermentação para preservar alguma quantidade desse açúcar. Além disso, o tinto possui maiores quantidades de substâncias antioxidantes (polifenóis) quando comparado com o vinho branco.
QUANTIDADE:
Então, se faz bem… Vou beber até cair! Não!!!
O excesso de álcool é muito prejudicial à saúde, portanto vamos com calma…
Esse abuso afeta negativamente o fígado por aumentar suas enzimas causando esteatose hepática (gordura no fígado) e pode levar a um quadro de cirrose. Também provoca lesões cerebrais e pode levar ao alcoolismo. Os benefícios do vinho podem ser alcançados com o consumo de uma taça de aproximadamente 100ml, duas vezes ao dia, junto com as refeições. O suco integral de uva também possui benefícios na dosagem de 400ml ao dia.
PARA QUEM:
Lembremos que o consumo de álcool não é para qualquer indivíduo, principalmente quando o mesmo é portador de algum desequilíbrio orgânico (doenças hepáticas, insuficiência renal crônica, ácido úrico elevado, hipertrigliceridemia, entre outros).
O consumo moderado do vinho tinto seco apresenta vantagens como:
– Redução do colesterol = aumenta o HDL (bom colesterol) e reduz o LDL. Reduz a oxidação das moléculas de LDL colesterol.
– Antiagregante plaquetário = capaz de reduzir as chances de ter um AVC, por exemplo.
– Antioxidante e antiinflamatório = diminui as chances de câncer e de doenças cardiovasculares.
– Vasodilatador = melhora o fluxo de sangue, favorecendo a nutrição celular. Além de reduzir a pressão sobre o vaso sanguíneo.
– Auxilia no emagrecimento = substâncias encontradas na casca e sementes de uvas inibe o processo de desenvolvimento de células adiposas.
Aprecie com moderação!