“O que essa nutri ta dizendo? Se eu não tenho dificuldades para ir ao banheiro , não preciso ler essa matéria…” Será? Claro que não!

 

Poucos dão a devida importância, mas a saúde intestinal é MUITO importante.

Esse órgão é o responsável pela absorção da maioria dos nutrientes e água que ingerimos. Só por esse motivo podemos perceber sua importância… Não é a toa que é um órgão imenso de grande! Rsrsrs

Quando a saúde intestinal vai mal, tudo vai mal. Não absorvemos nada com eficiência… Alimentos, vitaminas, minerais, medicamentos, suplementos, nada.

O fato de ir ao banheiro todos os dias não exclui o problema. Muita das vezes vemos casos de flatulência excessiva, sensação de que não defecou tudo, parede intestinal danificada ou inflamada, presença de divertículos, aumento da permeabilidade intestinal, etc.

Até o emagrecimento fica prejudicado, pois a microbiota de um individuo obeso não costuma ser saudável. Isso prejudica a absorção de nutrientes e medicamentos ou fitoterápicos muitas vezes usados nesse processo.

 

Por falar em microbiota, como você cuida da sua?

Nosso intestino é povoado por bactérias necessárias à nossa sobrevivência. Elas atuam no fortalecimento da imunidade, combatem as bactérias patogênicas causadoras de doenças ou desordens, participam da absorção ou síntese de algumas vitaminas, reduzem o colesterol, diminuem o risco de câncer de cólon, entre outros.

 

Como cuidar dessa microbiota?

Através da alimentação!

O consumo excessivo de gorduras, açúcares e produtos industrializados prejudica a saúde intestinal. Enquanto que o consumo de fibras (prebióticos) nutre essas “bactérias do bem” fazendo com que se proliferem. Essas fibras não são produzidas pelo nosso organismo, por isso precisamos consumir na alimentação.

Encontramos os prebióticos em frutas, legumes, verduras, cereais integrais (aveia, por exemplo).

 

Não adianta ingerir fibras hoje e ficar 1 semana sem! Assim como nós, as bactérias precisam ser nutridas e estimuladas sempre, portanto consuma fibras todos os dias.