Você sabia que o efeito fitoterápico do chá depende do modo pelo qual ele é preparado?

 

Caso não tenha sido feita corretamente, a bebida não terá o efeito desejado e ainda pode ter outros efeitos indesejados.

 

Vamos entender como se faz?

 

Passo 1:

Certifique-se de que a planta usada está correta.

Muitas plantas são parecidas esteticamente, porém possuem efeitos diferentes. Por esse motivo, recomendo adquirir a planta seca embalada contendo o nome científico ou botânico além do nome popular.

A planta fresca se não for bem manipulada pode dar fungo com facilidade, dessa forma, é mais seguro o uso da planta seca. Além disso, quando temos o nome científico ou botânico na embalagem não haverá erro quanto a erva que será utilizada. Existem plantas com aparências semelhantes, mas algumas espécies podem ser tóxicas. Cuidado!

 

Passo 2:

Use recipientes de vidro, porcelana, barro ou inox para aquecer a água. Evite usar vasilhas de alumínio ou ferro para não correr o risco de reagir com os ativos vegetais.

Além disso, use água filtrada ou fervida.

 

Passo 3:

Existem duas formas de preparo: infusão e decocção.

 

– Infusão: usada para partes sensíveis da planta (folhas, flores, frutos moídos).

Coloque a água para ferver e desligue o fogo quando iniciar a fervura (quando começar a surgir bolinhas). Jogue a água por cima da erva. Tampe e aguarde por 10 minutos. Após isso, coe e beba.

 

– Decocção: usada para partes mais endurecidas da planta (cascas, raízes, sementes).

Coloque a erva para ferver junto com a água. Deixe ferver por uns 5 minutos no fogo baixo. Desligue o fogo. Aguarde esfriar para não se queimar. Coe e beba.

 

Passo 4:

Use o chá no mesmo dia, ou seja, dentro de 24h. Após isso, não poderemos garantir o efeito fitoterápico e o sabor muda. Pode guardar o chá em garrafa térmica ou, em alguns casos, na geladeira. Existem chás que podem ser consumidos frios e outros que possuem melhor efeito quando mornos, como por exemplo chás digestivos e calmantes.

 

Passo 5:

Qual a quantidade de erva e tipo de chá é apropriado para você?

Isso depende de muitas variáveis, por isso procure um nutricionista habilitado em fitoterapia para mais orientações.

 

Nada de tomar qualquer chá e na quantidade que achar melhor!

Lembre-se sempre:

“ A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”

Paracelso

 

Cuide-se! Você merece o melhor!