Depois de algum tempo sem escrever, venho com esse assunto super comentado nas academias. O Whey Protein é o queridinho dos praticantes de atividade física, não é mesmo? Porém, surgem as perguntas:
“Qual o melhor tipo?”
“Como usar?”
“Antes, durante ou após o treino?”
Primeiramente, vamos entender o que é esse tal Whey. Nada mais é do que as proteínas do soro do leite, entre elas o BCAA. Encontramos também suplementos apenas de BCAA nas lojas. Muitas pessoas costumam tomar Whey com BCAA achando a melhor fórmula do mundo. Não precisa usar vários suplementos de uma vez, ok? Um bom Whey possui BCAA suficiente.
Existem alguns tipos no mercado, são eles:
Whey Protein concentrado: passa por um processo de filtragem superficial que mantém proteínas, carboidratos (lactose) e gorduras. Tem um preço mais baixo no mercado e apesar disso não costuma ser uma opção ruim. Fique atento ao percentual de proteína indicado na porção. O ideal seria pelo menos 70% de proteína para que seja capaz de atingir a sua necessidade. Esse tipo de Whey não é bem-vindo para os intolerantes a lactose.
Whey Protein isolado: o processo de filtragem elimina os carboidratos e gorduras, permanecendo apenas a proteína. Boa opção para os intolerantes a lactose. Útil também para quem faz algum tipo de restrição aos carboidratos.
Whey Protein hidrolisado: a proteína passa por um processo de “quebra” chamado hidrólise formando segmentos menores chamados peptídeos. Dessa forma, a absorção do mesmo fica acelerada diminuindo a possibilidade de reações alérgicas. Contudo, observe se existe a presença da lactose.
Qual o melhor horário de utilização desse suplemento?
DEPENDE DA FINALIDADE!
Caso o objetivo seja hipertrofia muscular (ganho de massa muscular), lembre-se que fazemos síntese protéica durante todo o dia, por isso, você poderá usar em qualquer horário. A “janela de oportunidade” não ocorre apenas logo após a atividade física e sim durante muitas horas. Nesse caso, é importante ter uma fonte protéica em todas as refeições. A quantidade de proteína em cada refeição deverá ser calculada pelo nutricionista para adequação individualizada e eficiente.
Quando a finalidade é emagrecimento, nem sempre o uso pré-treino será ideal. Isso porque ao consumir esse suplemento, o seu corpo fará uma cascata anabólica que poderá dificultar a utilização da gordura corporal como fonte de energia para o gasto energético durante o exercício. A “queima” de gorduras deve ser estimulada no processo de emagrecimento. Porém, não adianta excluir o Whey e consumir uma refeição hipercalórica antes do treino. Cabe o bom senso e a ajuda de um nutricionista para melhores orientações de uso.
Outro ponto importante é observar a lista de ingredientes contida no rótulo. Quanto maior ela for, mais substâncias prejudiciais à saúde poderão conter (corantes, estabilizantes, emulsificantes, etc). Atenção também para o teor de sódio descrito na tabela nutricional do suplemento que é excessivo em muitas marcas.
Lembre-se: os suplementos podem ser benéficos à saúde desde que sejam utilizados com a devida orientação do nutricionista que é o profissional habilitado para a prescrição.